sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ceia de Natal saudável

Fim de ano é época de renovação, celebração e isso vem sempre acompanhado de muitos brindes e comidas gostosoas, e é praticamente impossivel fugir dessas situacoes.


Tudo bem se não fosse o fato de estarmos no verão, e logo após todas as festas, todo mundo quer estar bem para expor mais o corpo e com disposição para aproveitar as férias.


A verdade é que o problema não está apenas no natal e reveillon. No último mês do ano são muitas as celebrações e encontros sociais: amigo secreto com a turma, encontro de fim de ano com o pessoal do trabalho, jantares... e tudo isso praticamente nos obriga a comer e beber mais.


Mas saiba que é possível diminuir um pouco o estrago dessa fase com pequenas substituições e fazendo melhores escolhas mesmo diante daquela linda mesa, cheia de gostosuras.


Antes de tudo, procure não chegar na hora da comemoração com muita fome. Faça um lanchinho no fim da tarde: pão integral com queijo branco e suco ou iogurte com cereal e fruta são boa opções.


Assim você não fica beliscando todas as entradinhas, castanhas e tudo mais que aparecer antes do jantar.


As castanhas poderiam ser consumidas se você conseguisse se controlar e ficar em 4 unidades aproximadamente... mais que isso, infelizmente, é exagero.


Procure entradinhas como tomate cereja com queijo, torradinhas com uma pastinha leve, palitos de vegetais temperados- e evite as frituras, canapés com cremes gordos ou com massa folheada.


Na ceia começe pela salada, assim já inicia a refeição com o consumo de fibras, que saciam. Para temperar evite molhos cremosos, use apenas o azeite de oliva ou um molho feito com ele: de mostarda, vinagrete...


O peru é uma ótima opção, melhor ainda se for assado sem a pele.


Para acompanhar opte pelo arroz com amendoas ou uma farofa leve. Uma forma de deixa-la mais leve é acrescentar cenoura ralada ou croutons de pão integral ao invés de miúdos ou bacon.


Na maionese, faça com iogurte desnatado e acrescente apenas uma colher de maionese light. Aproveite para colocar mais vegetais do que batata, como por exemplo salsão e chuchu.


As frutas cristalizadas também são muito calóricas e podem ser substituídas por frutas secas.


Nas sobremesas, o ideal é optar por um doce a base de frutas, picadas, em tortas ou como mousses leves.


No final, pequenas mudancas no modo de preparo e na escolha dos ingredientes e o que fazem a diferenca.


O problema está também no comportamento, que acaba levando ao exagero alimentar.
As pessoas acham uma desculpa para poder comer sem culpa, por que é momento de festa, por que o ano finalmente está acabando, por que ama a sobremesa do Natal, e por aí vai...


Aproveite esse dia sem neurose, mas também sem exageiro, para virar o ano em paz com a saúde e a balança.


E UM FELIZ NATAL!!!!!

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