segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Segunda feira: dia de limpeza

Como hoje é segunda feira, vamos falar sobre desintoxicação?
Eu adoro esse tema, e de tanto ler, fazer cursos e estudar sobre o assunto, se tornou uma das coisas que eu mais gosto de trabalhar.
Como na segunda feira carregamos o "peso" de uma alimentação desequilibrada e cheia de excessos do fim de semana, nada melhor do que começar a semana fazendo um dia de limpeza.
A idéia não é passar fome, até porque, como o nosso estômago geralmente está mais dilatado, essa não seria uma boa idéia (e até pq passar fome nunca é uma boa idéia).
A sugestão é fazer um cardápio bem leve, caprichando no consumo de frutas e verduras, líquidos e grãos e cortando as gorduras ruins e desnecessárias (saturada, trans), derivados do leite e a proteína animal como frango e carne. Assim poupamos o fígado e deixamos ele tranquilo para dar conta de todo o trabalho acumulado!
Além de tudo, começar a semana assim, promove um aumento na diurese e, por focar os alimentos ricos em fibras, estimula o funcionamento do intestino, o que ajuda bastante a desinchar.

Que tal começar o dia com um suco detox, cheio de nutrientes, fitoquímicos e substâncias que ajudam a acalmar o estogamo e promover uma limpeza no corpo?
Faça no liquidificador ou na centrífuga:
1 folha de couve (de prefererência orgânica)
1 talo de salsão
1 maçã ou 1 pêra
água
1 col. de sopa de farinha de linhaça dourada


Espere meia horinha até comer mais alguma coisa: assim o suco pode fazer o seu trabalho sozinho (e acredite, ele faz!)


No café da manhã coma frutas com cereais integrais como farelo de aveia, quinua, granola sem açucar. Você até pode consumir pão integral, mas como ele geralmente está associado à uma gordura como manteiga, queijo ou peito de peru, melhor deixar para outro dia.
Para caprichar ainda mais na limpeza prefira chá ao café, e adoçe com stévia ou xarope de agave (em lojas de produtos naturais).
Uma outra dica é comer frutas como banana, mamão ou banana com tahine (pasta de gergelim) e mel ou xarope de agave. Junte aveia, linhaça ou quinua para reforçar a refeição.


No almoço, aproveite para comer bastante salada crua e de cores bem variadas, com azeite de oliva.
Corte o sal nesse dia.
Arroz integral e feijão são bem vindos.
Acrescente um peixe assado com vegetais e você estará satisfeita e bem nutrida.


No jantar prefira uma sopa de vegetais com leguminosas como lentilha, grão de bico ou feijão.


Nos lanchinhos frutas, vitaminas de fruta com leite de soja e oleaginosas como castanha do pará, nozes e amêndoas.


Lembre-se de tomar muita água durante o dia todo, menos durante as refeições principais. A água hidrata e estimula a eliminação das toxinas.


Prontinho. Você começa a semana mais leve e disposta e o estrago não fica tão grande.


Para terminar, duas coisinhas que vale lembrar:
- esse cardápio é bem restritivo e não deve ser seguido por um período longo, podendo gerar fraqueza, tonturas e até depressão;
- também não é pensando na perda de peso e sim numa desintoxicação do organismo.

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