quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo mostra que exercício em jejum é mais efetivo para a perda de peso


Foi publicado ontem no jornal "The New York Times" um estudo muito interessante para quem quer acelerar a perder peso, vou traduzi-lo aqui para vocês.

Um estudo publicado no "The Journal of Physiology"mostrou que fazer exercícios aeróbicos antes de qualquer refeição pode ser muito mais efetivo para a perda de peso.

O ESTUDO
No estudo, pequisadores da Bélgica recrutaram 28 homens saudáveis e aumentaram significativamente em suas dietas o consumo de gorduras e calorias, acima do que consumiam.
Um grupo concordou em não praticar atividade física (coitados!), e um outro grupo se dividiu entre os que faziam a atividade antes e depois do café da manhã.
A rotina de exercícios do grupo que praticava exercícios era idêntica: 4 x por semana, corrida ou bicicleta numa intensidade alta, durante o período de 1 hora (2 x) e 1h30 (2 x).
Quanto à alimentação, os 3 grupos recebiam a mesma refeição, rica em carboidratos, sendo que entre os dois grupos que praticavam atividade física, um a fazia antes do treino e o outro tomava apenas água, e fazia a mesma refeição após o treino.

OS RESULTADOS
O estudo durou 6 semanas. Ao final, o grupo que não praticou atividade física ganhou em torno de 3 kg e desenvolveu resistência à insulina (situação que facilita ainda mais o ganho de peso e é predisposição para uma diabetes).
O grupo que tomou o café da manhã antes do treino ganhou peso também, mas aproximadamente metade do que ganhou o primeiro grupo, e igualmente desenvolveram resistência à insulina.
No grupo que fez exercícios em jejum, não houve ganho de peso nem sinais de resistência à insulina, além de mostrarem uma queima de gordura mais eficaz.

CUIDADO
Apesar dos resultados impressionantes deste estudo, minha recomendação é tomar muito cuidado!
Pessoas com tendência à pressão baixa, tonturas, que tomam remédios fortes ou que possuem alguma doença mais séria, devem pensar duas vezes antes de aderir à prática.
Quem possui queixas gástricas também podem piorar seu quadro ao fazer um jejum prolongado.
Para quem não tem nenhum dos problemas citados acima, vale a pena tentar talvez quando quiser acelerar a perda de peso, e não como um hábito diário.
Outro ponto importante a considerar é que o estudo foi feito na Europa, onde o clima é diferente do nosso, portanto cuidado com o calor.
Prefira fazer o exercício em ambiente fechado, caso seja um dia muito quente.

E não esqueça de tomar muita água, sempre.

Se você quiser ler o artigo na íntegra, este é o endereço: http://well.blogs.nytimes.com/2010/12/15/phys-ed-the-benefits-of-exercising-before-breakfast/

Depois me conta como foi ;)

Um comentário:

  1. Legal.

    Mas uma pergunta, se mantermos a nossa alimentação em jejum por um período tão prolongado assim ,não iremos reter mais CHO/LIP ?

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