terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Não deixe a dieta detonar o seu cabelo

Para ter um corpo perfeito é preciso muito esforço e, as vezes, alguns sacrifícios.
Mas alto lá! Dietas de emagrecimento mal balanceadas são perigosíssimas para a beleza dos fios. É que o organismo utiliza proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e até a gordura como matérias-prima para produzir os cerca de 150 mil fios na cabeça.
           Por isso, a falta destes nutrientes pode abalar a estrutura do fio, tornando o cabelo fraco, ressecado, sem brilho e até causar queda. "Não há dúvidas. Organismos bem alimentados têm mais chances de produzir belas mechas", ensina o dermatologista especializado em cabelos Valcinir Bedin. Então qual o segredo para ficar com o corpo e o cabelo em forma? Não há milagres. Basta montar um cardápio rico em carboidratos (com direito a massas, pães e arroz), frutas, legumes e verduras (felizmente uma prescrição básica da maioria das dietas para redução de peso), um pouco de carne, peixe, feijão e laticínios. E faça esforço para reduzir a ingestão de gorduras e açúcares.
         Com alimentação regular não há perigo de enfrentar o efeito sanfona, o engorda-emagrece que abala não somente a beleza, mas também a saúde.


Veja do que seu cabelo precisa:


VITAMINAS
Elas ajudam na síntese de todos os tecidos orgânicos. E a vitamina C é antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.


Onde encontrar
Betacaroteno - Vegetais alaranjados, como a cenoura e abóbora.


Hortaliças de folha verde-intensa, como couve e brócolis.


Complexo B - Vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes.


Vitamina A - Fígado de boi e de aves, gema de ovo, leite e seus derivados.


Vitamina C - Frutas cítricas, como a laranja e o limão, acerola, morango. Legumes, como o pimentão.


MINERAIS
Estimulam a multiplicação celular e são antioxidantes.


Onde encontrar
Zinco - Ostras, fígado, leite e farelo de trigo.


Manganês, enxofre e magnésio - Grãos e frutos do mar.

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