quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Açúcar, o grande vilão



Um dos grandes vilões da alimentação moderna é o consumo de açúcar, hoje, distribuído em vários artigos de mercado como doces, balas, refrigerantes, pães, sucos, biscoitos, massas, etc...

Isto tem elevado a incidência de doenças como DIABETES, OBESIDADE, CARIE DENTAL, HIPOGLICEMIA, DISTURBIOS GASTRINTESTINAIS E MENTAIS, através de uma degradação silenciosa e lenta do organismo desde a infância.
Todo o carboidrato de que necessitamos naturalmente está presente nos alimentos como frutas e hortaliças (glicose, frutose), os grãos (que possuem o amido).

O conceito de que "preciso de energia" por isto vou consumir açúcar é errado!
O açúcar branco presente em balas, sucos, chicletes, refrigerantes, pães, biscoitos, doces em geral é a sacarose concentrada, extraída da cana de açúcar ou da beterraba que ao invés de nutrir carrega nossas vitaminas e minerais do corpo, uma vez que estes são essenciais para o metabolismo do próprio açúcar.

Eu "preciso de um doce" significa muito mais falta de bons nutrientes do que realmente a necessidade deste tipo de carboidrato.

O que pode causar o excesso de açúcar?

- Suga nossas vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio (Sim! Excesso de açúcar rouba o cálcio dos ossos!) pelas exigências impostas para sua digestão e metabolismo;
- Exige aumento da acidez gástrica sendo relacionada com úlcera gástrica;
- O excesso de açúcar predispõe a diabetes e ao aumento da gordura no sangue;
- Afeta cada órgão, pois o excesso de açúcar é armazenado em forma de gordura, predispondo à obesidade, e a depósitos de gordura no fígado, coração e rins;
- No intestino destrói as bactérias benéficas aumentando a população dos parasitas intestinais, especialmente Cândida Albicans (para erradicar a Cândida só parando de comer açúcar e reduzindo os carboidratos refinados como a farinha de trigo);
Por isto.... REDUZA O CONSUMO DE AÇUCAR! Vamos nutrir o organismo...

É mais fácil ter força de vontade quando estamos bem nutridos!
Para tanto consuma frutas ao longo do dia todo (cada 2 a 3 horas), variadas e coloridas, aumente o consumo de alimentos integrais e grãos, como também cereais integrais (como Quinua Real, Farelo de Arroz, Aveia em flocos, Granola sem açúcar...dentre outros).
Com boa Nutrição fica mais fácil resistir às tentações!!!
Mude seus hábitos!

4 comentários:

  1. Que orgulho dessa minha amiga! Quando crescer quero comer igual a ti e a Valentina :)
    bjos

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  2. Hahaha, fofinha!!!
    Pode deixar que da alimentação da Isabela cuido eu rss.
    Bjs

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  3. Eu gostava de ver estas dúvidas esclarecidas... Muita gente fala da boca para fora mas não explica como funciona!

    "Suga nossas vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio"
    -Suga?? Para onde? O que é que acontece?

    "Excesso de açúcar rouba o cálcio dos ossos!"
    -Rouba?? Porquê? Como?

    Obrigado pela atenção! ;)

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