segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alimentação para um bom bronzeado

         Você é do tipo que não pode ver o sol brilhando que já tem que correr para a praia? É louca por uma marquinha de biquíni e pele dourada? Compra os bronzeadores mais potentes e fica horas torrando no sol?
Hoje em dia todos sabemos dos perigos do efeito do sol sem proteção sobre a pele, mas você sabia que alguns alimentos podem ajudar a deixar a pele mais bronzeada e a manter uma cor saudável por mais tempo?
Alimentos amarelados como a cenoura são conhecidamente ricos em betacaroteno, um antioxidante que é transformado em vitamina A em nosso organismo e promove a recuperação da pele que foi agredida pelo sol. Além disso, esse nutriente auxilia na formação de melanina, um pigmento presente na pele capaz de protegê-la e promover o bronzeamento.
Mas deve-se ter cuidado. Quando consumido em excesso, o beta-caroteno pode ser armazenado na pele, conferindo um tom amarelo-alaranjado nas palmas da mão e na pele. Por isso, o ideal é consumir apenas o necessário desses alimentos.
Ótimas fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, melão e a batata doce. Alimentos que apresentam quantidades menores: vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis. O ideal é um consumo de duas ou três porções diárias desses alimentos.
Apesar do envolvimento do betacaroteno no bronzeamento, é importante lembrar que existe uma interação importante entre os diversos tipos de nutrientes presentes nos alimentos, e por isso uma alimentação colorida, variada e rica em frutas e verduras deve ser estimulada. A grande oferta desses alimentos no verão permite um fornecimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde.
Outro grupo alimentar o qual deve-se ficar atento é o grupo das gorduras saudáveis, responsáveis por manter uma boa hidratação da pele, já que horas de exposição ao sol podem deixá-la seca e descamosa. As gorduras saudáveis são as insaturadas: mono e poliinsaturadas, e são encontradas em alimentos como azeite de oliva, castanhas, peixes de água fria, abacate, açaí e sementes.
Ainda, é importante seguir todas as recomendações dos dermatologistas com relação ao uso de protetor solar e os melhores horários para se expor ao sol. Assim, um bronzeado saudável e duradouro não dependerá exclusivamente dos dias de praia.

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