sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Celulite e nutrição funcional

Celulite e nutrição funcional

A celulite, entre todas as preocupações estéticas, é considerada o vilão número 1 da beleza da mulher. Só que mais que um problema estético, os furinhos apontam que algo no organismo não vai bem.
O principal erro das mulheres é tratá-la como uma doença que precisa de apenas um remédio para sumir, porque não é assim que funciona. Para eliminar o aspecto casca de laranja e os males estéticos e psicológicos que ela traz, é preciso entender que é o conjunto de fatores que fará a diferença, e não um fator isolado.
Usar um creme anti-celulite, viver fazendo drenagem linfática, e não cuidar da qualidade da alimentação pode amenizar os furinhos, mas não vai acabar com eles. Para acelerar o processo e manter a celulite longe da sua pele, o ideal é investir no que vai realmente solucionar e não apenas tapear o problema: uma alimentação balanceada e atividade física com frequencia.

Alimentação x Celulite
A celulite aparece onde há acúmulo de gordura e má circulação sanguínea, o que provoca uma fraca oxigenação das células. Por isso, é preciso tomar cuidado com o sal, já que o excesso deste mineral prejudica a eliminação de toxinas, provocando retenção de líquidos e inchaço. Alimentos muito salgados como embutidos também devem ser evitados.
E o que não pode faltar? Água! Já que o princípio da formação da celulite é o inchaço, o líquido tem extrema importância para limpar o organismo e mantê-lo hidratado. Com oito copos comuns de 250 ml de água por dia, você consegue ingerir dois litros de água e ajuda seu corpo a funcionar melhor em todos os aspectos. Lembre-se de tomar 1 copo de água a cada 2 horas.
Mantenha seu metabolismo acelerado fazendo com que o estoque de gordura e, conseqüentemente, o aparecimento da celulite sejam menores. Para isso, invista em carboidratos com fibras integrais e coloque de vez as verduras, frutas e legumes na sua alimentação diária. Evite o consumo de açúcar, alimentos refinados e industrializados em geral, preferindo sempre os alimentos naturais e caseiros. Aumente o consumo de carnes magras, que ajudam na formação dos músculos, e não se esqueça de o organismo precisa estar em equilíbrio para funcionar bem: faça exercícios físicos para queimar gordura e ganhar mais massa magra.

ALIMENTOS ESPECÍFICOS:
Alguns alimentos específicos também ajudam no tratamento da celulite, entre eles estão:


ALIMENTO
FUNÇÃO
Aveia
Rica em silício, ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele e prevenir a formação da celulite
Couve
É desintoxicante, promovendo maior eliminação das toxinas
Linhaça
È rica em ômega 3, nutriente que melhora a circulação sanguínea e é anti-inflamatório



Se você cuida a alimentação, faz exercícios regularmente e não falta às sessões com a esteticista, pode estar com algum desequilíbrio hormonal. Nesse caso vale a pena procurar uma nutricionista ou um médico para uma investigação mais profunda.

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