segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Refeição ou lanche: o que é melhor na hora do jantar?

Acho que essa é uma dúvida que muitos tem, principalmente quando se pensa em perda de peso.
Escuto de muitos pacientes a seguinte frase: "lá em casa nós não jantamos. fazemos apenas um lanche que é muito mais leve!".
Minha pergunta é: quem falou que é mais leve?

Embora um lanche bem montado possa ser uma refeição equilibrada, acreditar que essa substituição é mais saudável pode ser um ledo engano.
Vamos analisar cada componente do sanduiche e refeição (considerando escolhas saudáveis em cada um deles):

1. carboidrato: pão integral/ sírio X arroz, macarrão integral/ quinua
   - meu voto vai para o arroz, macarrão ou quinua que são mais nutritivos e tem menos conservantes que o pão. além desse ter grupo ter mais opções de variedade, assim a refeição nao fica repetitiva em pão, pão, pão...

2. proteína: embutido como peru, presunto ou um queijo X frango ou peixe grelhados (exclua a carne vermelha do seu jantar!!!)
    - frango e peixe ganham disparados! proteína mais natural, mais magra e saudável que os embutidos.

3. gordura: manteiga/ margarina/ requeijão X azeite de oliva
   - o azeite é um milhão de vezes melhor para a saúde do que as outras opções, todos sabemos.

4. vegetais: 1 ou 2 folhinhas de alface + 1 rodela de tomate X um prato de salada crua e/ou vegetais cozidos
   - o sanduiche impossibilita um consumo adequado de vegetais simplesmente porque não cabe uma quantidade legal dentro do sanduiche. e é raro alguém que coma um sanduiche com uma salada à parte.

Se olharmos bem uma refeição é uma opção bem mais equilibrada e mais leve do que o sanduiche.
Isso não nos impossibilita de troca-la por um sanduichinho de vez em quando... mas a refeição ainda nos nutre mais.
A única vantagem do sanduiche é o controle da quantidade consumida, você come um e pronto, enquanto que na refeição você corre o risco de repetir e exagerar na dose.
Mas o ideal é ter o controle.

Como opção de um jantar que não pese, sugiro uma sopa de legumes sem muito sal, que é leve e de fácil digestão.

5 comentários:

  1. nossa fe! esse post foi para mim! hahhahha! guilty! :)
    adorei! beijos

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  2. se a carapuça serviu rssss

    imagina lu, todo mundo tem essa dúvida.
    é bom saber o que é melhor, o que não nos impede de fazer o contrário de vez em qdo.
    bjinhos

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  3. Oii! Primeira vez aqui no teu blog. Me dá uma dica. Minha situação é a seguinte: trabalho o dia todo e vou direto para a faculdade, sem tempo de se quer parar e comprar um lanche/tomar uma sopa ou algo do tipo. O que posso preparar em casa para comer rápido, isso inclui lugares como ônibus/sala de aula. rsrrsrs! Obrigada!

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  4. Bruna, no seu caso com certeza os sanduiches naturais são as melhores opções! Faça-os com recheios como patê de tofu/ hommus/ ovo/ cottage e salada ou coma iogurte + fruta + cereal e tome uma sopa de legumes ao chegar em casa! Bjs!

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  5. E um mingau de aveia umas 2h antes de dormir, é legal? Que alimento doce eu posso consumir ainda à noite?... que Dúuuvida

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