quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comer para emagrecer? Entenda porque!


Muito se fala sobre a importância de fracionar as refeições para facilitar a perda de peso, ou seja, comer de 3 em 3 horas. Mas poucos sabem as verdadeiras razões para isso.

Eu, particularmente não acho que todos devem comer nessa frequencia de 3 em 3 horas. Isso varia e depende de um monte de fatores e sintomas como gastrite, enxaqueca, humor, ansiedade, metabolismo e estilo de vida. 
Uma frequencia de 4 em 4 horas pode ser muito benéfica para algumas pessoas pois permite que o alimento consumido anteriormente seja completamente digerido, mas, mais uma vez, vale aqui a individualidade bioquímica.

Bom, mas vamos às razões pelas quais ficar muito tempo de estômago vazio  não  são boas e facilitam o ganho de peso:

1. CORTISOL
Passadas 3h e meia sem se alimentar o organismo começa a produzir quantidades significativas de um hormônio chamado cortisol, o famoso hormônio do stress. Faz sentido pois, sem alimento, o organismo entra em estado de stress, já que o cérebro precisa de glicose. Esse hormônio é um grande responsável pelo acúmulo de gordura no abdomen, ou seja, aquela bendita barriguinha que queremos eliminar a todo custo.
Por isso é preciso comer para perder barriga!

2. METABOLISMO
O metabolismo desacelera.
É, na verdade, um mecanismo de defesa do corpo: começa a poupar energia como segurança - vai que você está perdido numa floresta e não tem alimentos disponíveis?
É assim que o corpo pensa.
E, todos sabemos, que metabolismo lento é ganho de peso na certa!

3. FOME
Por mais que você não a sinta, a fome vem, e faz com que você coma em exagero na próxima refeição.
É o corpo querendo recuperar rapidamente a glicemia, o que faz que você coma até três vezes mais.
E com fome você não tem a mesma capacidade de selecionar a refeição, o resultado é que coloca para dentro tudo o que vê na frente.

4. MASSA MUSCULAR
Você já percebeu que num período de longo jejum você acaba nem sentindo mais fome?
Isso acontece devido à utilização de massa muscular como fonte de energia, o que não é desejável a nenhum indivíduo. Primeiro porque a massa muscular é que mantém o seu corpo firme e saudável, e segundo porque quanto mais massa você tem mais acelerado é o seu metabolismo, o que significa perda de gordura!

5. ESTÔMAGO
Fracionar as refeições provoca uma redução da capacidade do estômago, diminuindo a fome, a ingestão calória e consequentemente a perda de peso.

Isso tudo sem contar que jejuns prolongados favorecem a falta de concentração, alterações de humor, mal hálito, gastrite, queda de energia e até mesmo diabetes.

Vale lembrar que os lanchinhos devem ser compostos por alimentos saudáveis e de preferencia naturais como frutas, sanduiches naturais, castanhas e alimentos integrais.

Deu para se convencer?

2 comentários:

  1. Fernanda,
    Adorei o seu blog. Vi no facebook da Lígia. Quero fazer uns pedidos/sugestões de posts. Gostaria de saber mais sobre os hormônios introduzidos nos frangos. Se é realmente importante consumir frango Korin. Gostaria também de receitas com quinua e farinha integral. Eu amo cozinhar mas tenho uma dificuldade imensa com comidas naturais/ integrais. Todas as vezes que experimentei ficaram muito ruins. Já fui a alguns restaurantes naturais/vegetarianos e achei todos muito fracos. Eu sou confeiteira e tenho um blog cheio de receitas. Você vai achar tudo que eu faço um veneno. Quem sabe eu não aprendo a transformar minhas receitas para ficarem mais saudaveis? Você conhce algum bom curso de comuda natural? :) parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Manuela,
    Adorei suas sugestões, vou tentar atende-las o quanto antes.
    Visitei o seu site, mto lindo o seu trabalho. Não vou achar um veneno o que vc usa pois acredito na moderação e não no radicalismo.
    Por isso sei que bolos gostosos como os seus fazem parte de muitos momentos especiais na nossa vida, e graças a deus!
    Conheço os cursos da Moinhos de Pedra, um restaurante natural muito legal que dá aulinhas. Veja no site deles o cronograma.
    Bjs e se tiver qualquer outra dúvida ou sugestão fique à vontade para me contactar!

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!