sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Melancia: a fruta perfeita para os dias quentes

            A melancia pertence à mesma família da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela. A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm. A casca é lisa, lustrosa, verde clara ou verde escura, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. A polpa da melancia é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas.
Em geral, a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa dá também um excelente suco e uma compota de sabor muito agradável.
            É uma fruta altamente refrescante, ideal para ser  consumida em épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém certa de 90% de água). É rica em  vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Seu valor calórico é baixíssimo, cada 100 gramas possui 31 calorias.
            Sua vermelhíssima polpa carrega licopeno e glutationa, poderosos antioxidantes que estão rendendo à fruta a fama de rejuvenescedora.
            Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, brilhosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com dois dedos dobrados na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. Também é possível saber se ela está boa, testando-a: corte um pedacinho e prove. Lembre-se que as melhores melancias são as que têm polpa bem vermelha e bastante suco.
            Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos.
            É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. Seu suco provoca eliminação de ácido úrico e contribui para limpeza do estômago e o intestino. Também é indicada para tratar acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, e ainda protege contra o câncer e oxidação celular.

Curiosidades:

•  O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve;

•  Suas sementes, torradas e aplicadas sobre qualquer ferida, acalmam a dor e também ajudam a desinchar e desintoxicar o organismo;

•  A melancia também é refrescante estomacal e, com um pouco de mel e limão, pode ser usada contra resfriados, catarro, excesso de bílis, gosto amargo da boca e faz bem ao sangue;

•  Às outras partes da fruta são atribuídas propriedades na cura de febre e infecções das vias urinárias;

•  A melancia também é refrescante estomacal e, com um pouco de mel e limão, pode ser usada contra resfriados, catarros, excesso de bilis e o gosto amargo da boca;

•  Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas;

•  Seu período de safra é de novembro a junho.


Sugestão de receita:

Suco Funcional de Melancia
Ingredientes
- 1/2 fatia de melancia
- 1 pêra
- 1 copo de água de côco natural
- 1 col. de sopa de xarope de agave
- gengibre ralado
- pedras de gelo
Modo de Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador e coe. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!