segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nutrição na gravidez: quanto antes melhor!!!

Já falei aqui o quanto eu AMO atender gestantes (e depois seus babys)?
Esse tem sido o foco dos meus estudos nos ultimos dois anos, após eu mesma passar por todo esse turbilhão de sentimentos, dúvidas e inseguranças que a maternidade proporciona.
Especialmente quando falamos de saúde pois a responsabilidade que temos na nutrição dos nossos babys, desde a gravidez, é imensa.
O impacto das nossas escolhas refletirá em um ser humano mais feliz, inteligente, sociável e com uma vida mais longa. O que mais podemos querer para os nossos filhos?
E isso não sou eu que estou dizendo e sim os estudos, que cada vez mais mostram essa relação.
Isso se chama programação metabólica, e é algo que falarei bastante por aqui!

Um estudo publicado no journal Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que mães com dietas com baixas calorias correm maior risco de ter bebês com problemas comportamentais e baixo QI. 
A falta de nutrientes, principalmente no início da gestação, prejudica a formação de conexões neurais no feto. O efeito parece ser ainda pior em adolescentes grávidas – que ainda estão em fase de crescimento – e gestantes mais velhas, cuja placenta é menos eficiente no fornecimento de nutrientes para o bebê.

A boa nutrição da mãe é importantíssima também na fase da amamentação, já que isso influencia inclusive na boa produção de leite.
Cuidar do que se come nesse período é importante também poque é essa a hora em que as mamys estão louquinhas para perder todo o peso ganho na gravidez, o que pode acontecer, desde que de forma correta e equilibrada.
Uma alimentação adequada irá favorecer a saúde do bebê que está mamando e também estimular a perda de peso da mamãe, isso é totalmente possível.

Se você estiver grávida ou planejamento uma gravidez, não deixe de procurar uma nutricionista para te orientar no que comer. Existem nutrientes importantes que devem ser suplementados, como o Omega 3 e a colina, pois favorecem a formação de neurônios, fazendo nenéns mais inteligentes.

Quanto antes você começar a organizar sua alimentação e tomar os suplementos adequados melhor para o seu bebê!

Um comentário:

  1. Oi Fernanda!!!
    Amei a notícia de que você pretende voltar a atender em Florianópolis.
    E eu pretendo engravidar do primeiro bebê no final do ano.
    Vou aguardar ansiosa por novas informações.
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!