quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Retomando uma rotina alimentar saudável pós férias


Acabou as férias e junto com ela, a desculpa para os excessos!
É comum, nesse período, deixar os hábitos alimentares saudáveis de lado.
Viagens, passeios, eventos, bebidas alcoolicas, excesso de doces, acordar mais tarde... tudo isso contribui para que no fim das férias nosso organismo esteja implorando a volta da rotina!
Isso sem contar que para muitos há dificuldades para manter uma atividade física.
Se você é como eu e passa mal com esse calor todo que tem dado, fica mais dificil ainda, pois depende de uma estrutura de academia que muitas vezes não tem.

Falta de concentração, fadiga, indisposição, sonolência, dificuldade de memorização, infecção urinária, constipação e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem ser decorrentes de uma má alimentação. 
O organismo que está intoxicado com excessos "grita" por ajuda através desses sintomas.

Essa é a hora, portanto, de organizar os hábitos e  estruturar uma rotina saudável para o seu ano, desde as refeições e lanchinhos durante o dia, à atividade física que vai praticar.

Inclua em suas refeições azeite de oliva extravirgem, óleo de canola e de linhaça, ricos em ácidos graxos insaturados que fazem parte da estrutura das células nervosas e garantem eficácia na troca de informações entre elas, ou seja, contribuem para um raciocínio mais rápido.

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, eles são responsáveis por um acúmulo de mal estar: de dor de cabeça e falta de concentração. Estão presentes, por exemplo, em refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, balas e salgadinhos.

Mantenha-se bem hidratado, carregando sempre água mineral na bolsa ou na mesa de trabalho e quando possível, opte por água de côco natural, suco de uva integral ou suco de frutas naturais, feito na hora e sem adição de conservantes e açúcares.

Para fornecer combustível durante o dia não podem faltar alimentos ricos em carboidratos e fibras, como por exemplo: cookies integrais, barras de cereais, barras de frutas, frutas desidratadas e frutas in natura. Estes alimentosmantém a fome sobre controle e ainda fornecem vitaminas e fibras para que o corpo consiga eliminar as gordurinhas consumidas e estocadas.

Os cereais integrais, por serem ricos em fibras, fornecem energia de forma lenta e constante, além de zinco (mineral imprescindivel para fertilidade, imunidade e saúde da pele) e vitamina B6 (importante para o desempenho cognitivo e para a manutenção de um humor estável). Quinua, amaranto, arroz integral, aveia, pão integral e macarrão integral são alguns exemplos.

Outra dica é ter sempre um mix de oleaginosas na bolsa, pois além de serem ricas em gorduras aliadas à saúde do coração, dão saciedade. Castanhas, nozes, amêndoas e pistache acrescidos de damasco seco e uvas passas são um bom exemplo.

É de extrema importância fracionar a alimentação, se alimentando em um intervalo máximo de 4 horas.
E essa é a hora de entrar naquela academia perto da sua casa ou trabalho.
Procure se envolver com uma atividade que lhe dê prazer. Se não encontrar prazer na atividade, insista por algum tempo pois há chances que a rotina se instale e você, vendo os resultados, se anime para continuar fazendo.

É através a organização e planejamento que você consegue manter uma rotina saudável pelo ano todo!

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