sexta-feira, 4 de março de 2011

Cardápio pós ressaca: dê uma folguinha para o seu fígado!

A festa estava boa e você bebeu demais?
Carnaval é assim mesmo...

Duro é levantar no dia seguinte!
Dor de cabeça, embrulho no estômago, boca seca, enjôo, mal estar...
e um arrependimento sem fim.

Verdade seja dita: a melhor maneira de fugir da ressaca é lembrar que ela existe antes de começar a beber, programando-se. 
Fazer uma refeição ou lanche rico em carboidratos (pão, macarrão, arroz integral) antes da festa, alternar a ingestão de bebida alcóolica com água e não exagerar nas doses são algumas das medidas que podem evitar o estrago do dia seguinte.

Mas eu aposto que essa foi a última coisa que você pensou no meio daquela animação toda.

E tudo tem um preço... nesse caso, seus pobres órgãos são quem pagam, e caro!

O álcool em demasia agride as paredes do estômago, o fígado tem que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool e o intestino fica sobrecarregado e com o transito mais lento.

O álcool "suga" a água do sangue e dos tecidos, e essa precisa então ser reposta. Daí a sede da ressaca.
Muitas pessoas podem prevenir uma ressaca, ou reduzir seus efeitos, bebendo de meio a um litro de água antes de ir para a cama.

1. ÁGUA-  ANTES, DURANTE E DEPOIS- Quanto ao dia seguinte, a regra mais importante é continuar bebendo muita água, durante o dia todo. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na eliminação das toxinas acumuladas. A água de côco é excelente pois além de repor o líquido que o corpo necessita, é rica em potássio, um mineral que é detonado na bebedeira;

2. COMA BEM! - Dê uma trégua ao seu fígado pelo menos nesse dia, ele merce!
Procure consumir alimentos de fácil digestão como suco de frutas, vegetais, frutas frescas e cereais integrais. Além de pouparem o fígado que está ocupadíssimo com todo o processo de desintoxicação, esses alimentos vão estimular os rins e o intestino a funcionarem corretamente;

3. FUJA DAS GORDURAS - Evite comer carne vermelha nesse dia, dando preferência à frango e peixe.
Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados (como salsichas, presunto, biscoitos e salgadinhos), e os alimentos gordurosos como frituras, molhos cremosos, empadões, queijos gordos, sorvetes e tortas.
Outra dica é evitar o famoso cafezinho amargo, muitas vezes recomendado para diminuir a dor-de-cabeça. A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo;

4. TOME CHÁS - Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá de hortelã facilita a digestão.

Para quem vai literalmente pular carnaval por muitas horas seguidas, atrás de um trio ou numa longa festa, aconselho levar no bolso pacotes de carboidrato em gel. São práticos, mantém o pique em alta e ajudam a controlar o efeito nocivo do álcool.

Veja a minha sugestão de cardápio pós ressaca:

Café-da-manhã Suco de cenoura, maçã e salsão ou aipo (passe na centrífuga ou bata no liquidificador)
Pão integral torrado
Tofu amassado com azeite ou queijo branco
NÃO COMA EMBUTIDOS COMO PRESUNTO, PEITO DE PERU E NEM GORDURAS COMO MARGARINA OU MANTEIGA

Lanche da manhã
Água de coco
Melão ou melancia

AlmoçoSalada de folhas de alface americana, rúcula, tomate e pepino com um fio de azeite de oliva
Arroz integral
Brócolis, couve flor ou alcachofra cozida
Frango grelhado
TOME 1/2 XÍCARA DE CHÁ DE HORTELÃ APÓS A REFEIÇÃO

Lanche da tarde
Iogurte desnatado com aveia, linhaça e banana picada ou
Suco de açaí (peça sem xarope)
Chá de erva cidreira

Jantar
Sopa de abóbora, abobrinha, inhame, chuchu e couve
Purê de mandioquinha
Peixe branco no forno

Lanche da noite
Chá de camomila
Torradas integrais com geléia sem açúcar

As quantidades variam de acordo com as necessidades individuais.

Espero que com essas dicas sua ressaca seja um pouco mais suave ;)

Aproveite seu carnaval... dançe, cante, pule e seja muito feliz!

E lembre-se que esses são os verdadeiros motivos da festa, e não a bebida!

Um comentário:

  1. Um copo de suco de laranja e uma colher de linhaça dourada (batida no liqüidificador) recupera a ressaca muito rapidamente.

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