quinta-feira, 31 de março de 2011

O poder do limão: da desintoxicação à perda de peso


Você sabia que consumir limão diariamente pode trazer muitos benefícios à saúde e promover uma verdadeira limpeza no organismo?
Ele tem o poder de alcalinizar o nosso sangue. E isso é um poder em tanto!
Digo isso porque a nossa alimentação em geral e nossos hábitos de vida propiciam um aumento de acidez no sangue. Essa acidez é uma grande causadora de doenças pois faz com que o nosso organismo se mantenha num estado intoxicado.
Entre os sintomas de um organismo em estado ácido estão: falta de disposição, dores de cabeça, mau hálito, problemas digestivos e intestinais (fermentação, intestino solto ou preso, azia), falta de concentração e por aí vai.
Além do consumo do limão é importante equilibrar a alimentação para que haja um maior consumo de alimentos que produzem efeito básico do que alimentos que produzem afeitos ácidos. Observe que o efeito é o que importa, já que o limão é um alimento ácido com um efeito muito básico.
Entre os hábitos alimentares que mais acidificam o sangue está o consumo excessivo de proteína animal, tão comum hoje em dia, principalmente pelo mito difundido de que a proteína animal é a melhor escolha para quem quer emagrecer. Mas se o excesso dela acidifica o sangue até a perda de peso fica difícil. Por isso aquele franguinho grelhado com salada no jantar pode fazer um verdadeiro estrago para quem já está cheio de acidez no corpo.
Mas isso é assunto para um outro artigo, hoje falaremos sobre o limão!!!

Leia abaixo o texto escrito por Camila Silveira e extraído do site Doce Limão, da maravilhosa química e cientista Conceição Trucom.
Você já deve ter escutado que tomar um copo de água com limão logo de manhã é um bom hábito para quem quer emagrecer. 
A triste verdade é que dietas milagrosas não existem, porém o consumo dessa fruta tão popular traz sim muitas vantagens ao organismo, que, consequentemente, ajudam a eliminar aqueles quilinhos a mais. Além de ser rico em ácido cítrico (5 a 7%) e ter algumas vitaminas como a C e as do complexo B, o limão é desintoxicante e adstringente.
Ele também auxilia na digestão e atua como um antibiótico natural, que ajuda a combater bactérias e demais microorganismos oportunistas.
Quem tem gastrite também pode se beneficiar desse suco poderoso, pois ele alcaliniza o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e cicatrizando tecidos e mucosas.
Para completar, o limão ajuda na fixação dos sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio. "Isso significa que a pessoa fica com todos os sais importantes para que o metabolismo funcione de uma forma mais harmônica", explica Conceição Trucom, química, cientista e escritora do livro O poder de cura do limão. Ela também afirma que o maior compromisso do limão é com a saúde física e mental, e não com perda de peso.
"O limão acelera o processo digestivo, e as pessoas confundem isso com emagrecimento. Quando uma pessoa tem excesso de gordura corporal, possui falhas digestivas. Ao colocá-lo em qualquer refeição, seja na forma de suco ou raspas da casca, o processo fica mais rápido e a formação da depósitos de gordura torna-se mais lenta", diz. Segundo Conceição, um dos principais benefícios da fruta é a mineralização eficiente do organismo, o que faz com que a pessoa fique mais lúcida. "Além de nutrir todas as células e sistemas, esse processo faz com que o cérebro funcione mais ativo e acordado'".
Ao contrário dos conceitos arraigados na sociedade, inclusive entre médicos e nutricionistas, o limão só pode ser reconhecido como um alimento ácido até o momento de ser ingerido, pois após sua ingestão, puro ou idealmente composto com outros alimentos, funcionará como um agente alcalinizante, condição esta que será tão mais constante, quanto mais diário e metódico for o consumo do limão.
O ácido cítrico do limão, quando ingerido, irá se combinar com sais minerais livres (biodisponíveis) a base de cálcio, magnésio e ferro, formando os respectivos citratos salinos, que conferirão o desejado pH ideal que é levemente alcalino.
Tal fenômeno explica outra importante propriedade terapêutica do limão, que é a de ser um agente de fixação de sais minerais.

7 comentários:

  1. Amei! Existe uma quantidade ideal de consumo por dia?

    ResponderExcluir
  2. Nanda, ficou lindooo!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Nanda!! Adoro ler estes artigos! Achava que o limão era ácido...agora... vamos pra cima do limão. bjos, Adri

    ResponderExcluir
  4. oi meninas, que bom que gostaram!
    o consumo ideal é o sumo do limão - 1 ou limões espremidos diluídos em água (ou não para quem aguentar), em jejum.
    para uma desintoxicação mais intensa 3 x ao dia antes das refeições principais.
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, eu tomo todos os dias pela manhã em jejum. Tomo duas semanas paro
    uma e recomeço..

    ResponderExcluir
  6. Eu tomo um dia sim e outro nao, gostei muito de ter lido esse artigo e como gosto muito da minha forma vou tomar sempre

    ResponderExcluir
  7. MUITO AGRADECIDO PELAS A CONSULTA , CUIDAR BEM DA SAUDE E COMIGO MESMO GOSTO MUITO DA VIDA, DEUS ABENÇÕES DONA FERNANDA DE CORAÇÃO!

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!