sexta-feira, 15 de abril de 2011

Colesterol ta alto? Novíssimo estudo mostra o impacto da maçã sobre esses índices!


Segundo um novo estudo, as mulheres que comem uma maçã por dia podem diminuir seus níveis de colesterol ruim e aumentar seus níveis de colesterol bom sem ganhar peso.
160 mulheres com idades entre 45 e 65 anos participaram do estudo. Os pesquisadores formaram dois grupos; um grupo comeu 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante um ano, e o outro grupo comeu outra fruta seca por um ano. Amostras de sangue foram tomadas depois de três meses, seis meses e no final do período de estudo.
As mulheres que comeram 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante seis meses tiveram uma diminuição de 23% no colesterol LDL (ruim) e um aumento de 4% nos níveis de colesterol HDL (bom).
Depois de um ano, as mulheres que comeram maçã seca apresentavam menores níveis de colesterol ruim, de hidroperóxido lipídico (o produto de radicais livres tóxicos, que causam danos e morte às células no corpo) e da proteína C-reativa, um indicador de inflamação no corpo.
Os pesquisadores também descobriram que o excesso de 240 calorias consumidas por dia a partir da maçã seca não levou a ganho de peso nas mulheres; na verdade, elas perderam em média 1,5 kg ao longo do ano.
Segundo os cientistas, mesmo que as participantes do estudo tenham comido maçãs secas, o efeito provavelmente seria o mesmo se elas comessem maçãs frescas. Embora seja difícil fazer uma comparação exata, uma xícara de maçãs picadas frescas seria equivalente a um quarto de xícara de maçãs secas.
Os pesquisadores acreditam que os benefícios da fruta, que baixam o colesterol, provavelmente vêm de seu alto teor de fibras, o que pesquisas anteriores demonstraram que pode diminuir os níveis de colesterol ruim.

Minha observação sobre esse interessante estudo é que a maçã fresca deve ter um impacto ainda melhor, pois mantém mais nutrientes e fibras que a seca.
Como o ideal é consumir a casca também, a maçã orgânica é mais indicada, mas caso não encontre, coma de qualquer jeito, desde que bem higienizada.
Como diria o velho ditado: ONE APPLE A DAY KEEPS THE DOCTOR AWAY!

Fonte: LiveScience

2 comentários:

  1. Adorei seu blog!
    Sou estudante do último ano de nutrição, e seu blog me ajudou muuuito para orientar algumas pacientes do meu estágio. Você me deixou super atualizada sobre assuntos que a faculdade aborda, porém desatualizada!
    Obrigada pelas informações, e vou entrar diariamente.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina,
    Que bom que vc gostou e que as orientações foram úteis para vc! Fique à vontade para fazer sugestões sempre que quiser!
    Bjo grde!

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!