terça-feira, 12 de abril de 2011

Suplementação de vitaminas é necessária?

Acredito esta seja uma dúvida freqüente... devo tomar suplementos vitamínicos?
E o que confunde ainda mais é que cada profissional tem uma opinião sobre o assunto, muitos inclusive dizendo que se há uma alimentação equilibrada os suplementos são desnecessários.
Eis a minha opinião.
1-   Uma alimentação bem equilibrada pode ser muito difícil nos dias de hoje -até 5 frutas por dia, 8 porções de vegetais, peixes com freqüência, leguminosas, cereais integrais, diferentes tipos de azeites, não cozinhar demais os alimentos, mastigar bem e devagar....- difícil não é?
2-   O nosso solo já não é tão rico quanto o solo de antigamente, obviamente, e como conseqüência os alimentos não são tão nutritivos como eram antigamente
3-   O excesso de agrotóxico encontrado na maioria dos alimentos, especialmente as frutas e vegetais, também diminuem o valor nutricional dos alimentos
4-   Por conta do excesso de stress, poluição e a vida corrida, nosso organismo também não é mais o mesmo... nosso intestino e estômago estão em constante estado de desequilíbrio o que faz com que não digerimos e absorvemos completamente as vitaminas e minerais dos alimentos
Acredito que essas já são razões suficientes para concluirmos que uma suplementação de vitaminas pode beneficiar muito nossa imunidade, disposição física, pele, cabelos, unhas...
A segunda questão é... qualquer suplemento vitamínico me fará bem? Infelizmente não.
A forma ideal de absorção para vitaminas e minerais são os suplementos quelados, os seja, associados à um aminoácido, o que garantirá uma absorção completa, diferentemente dos não quelados, que são parcialmente digeridos no estômago, onde não há absorção.
A questão é que pouca gente sabe disso, e no Brasil é bem difícil encontrar um suplemento assim, provavelmente porque encarece o produto.
Nos EUA não é preciso procurar muito... no Whole Foods por exemplo (supermercado natural maravilhoso) a grande maioria dos suplementos vitamínicos são quelados.
Quando manipulamos os suplementos também podemos fazê-los dessa forma, por isso, um bom profissional, além de montar uma fórmula bem personalizada focando nos nutrientes mais importantes para cada caso, pode manipulá-los escolhendo as melhores formas para garantir a absorção completa e o consequentemente o resultado.
Por isso não é recomendado tomar suplementos por conta própria.
Um bom profissional poderá orientar na escolha de uma suplementação pronta ou manipulada, mas que seja ideal para o seu organismo!

Um comentário:

  1. Nanda, super concordo! Seria maravilhoso se conseguíssemos apenas com uma dieta bem variada, cheia de produtos orgânicos... mas não é a nossa realidade! O suplemento é bem necessário na maioria dos casos, principalmente naqueles 3 primeiros meses! E aqui no Brasil, só individualizado, manipulado... Adorei o post! Bjs.
    www.nutrindopordentroeporfora.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!