segunda-feira, 23 de maio de 2011

5 hábitos que fazem muito bem ao intestino

Intestino trancado é um horror!
Mal humor, irritação, moleza, raciocínio lento e barriga estufada são alguns dos sintomas desse mal que todos sofremos pelo menos uma vez na vida.

Por fatores hormonais e emocionais, as mulheres são as mais afetadas pela constipação e portanto, quem mais deve se esforçar para ter hábitos diários que favoreçam a saúde intestinal.
Até porque um intestino saudável é um grande aliado no equilibrio do humor e no controle do apetite já que 70% da nossa serotonina é formada lá.
Serotonina é um neurotransmissor importantíssimo, pois é responsável por nosso bem estar e felicidade. Quando ela está em baixa no nosso corpo ficamos mais ansiosos, gulosos, deprimidos e estressados, ou seja, tudo de ruim.

Vamos ver cinco hábitos que fazem muito pela saúde do seu intestino, se realizados diariamente:

1. Praticar uma atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos;
2. Tomar 1 copo de água a cada 2 horas pelo menos;
3. Tomar suplementos probióticos (repõem lactobacilos) e glutamina (alimentam o enterócito, célula do intestino, fortalecendo-a);
4. Comer alimentos ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas. Meus top ten alimentos para o intestino são: linhaça, aveia, brócolis, ameixa seca, mamão, laranja com o bagaço, repolho, abacate, amêndoas e grão de bico;
5. Procurar ter um horário fixo e tranquilo para ir ao banheiro, e criar o hábito de usá-lo sempre no mesmo horário.

Se nada disso funcionar procure um médico ou nutricionista para orientá-lo com outras recomendações, vitaminas ou suplementos naturais que ajudem a fazer você sorrir de novo.

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