quarta-feira, 11 de maio de 2011

Benefícios do chá verde natural e em cápsulas


O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis e é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. Nele também encontramos alta concentração de caroteno e vitaminas C e E, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo.
É rico em tanino, manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K).


Recentes estudos publicados mostram uma forte associação entre o consumo de chá verde com uma ação antioxidante, antiinflamatória, anticarcinogenica no tubo digestivo, embora também sugerem que este fato deva ser mais bem estudado.

Por seu teor de polifenóis, que previne a ação de radicas livres, tem efeitos positivos na aparência da pele e na prevenção de inúmeras doenças, como as cardiovasculares e o câncer. As catequinas do chá agem como potentes inibidores de células cancerosas.
Têm um importante papel na imunidade já que uma das substâncias presentes no chá, a etilemina, amplia a capacidade de certos integrantes do sistema das células imunológicas.

As pesquisas mostram que numa comparação entre um grupo de pessoas que tomam, e outro que não tomam o chá, há uma diferença de queima de gordura é de aproximadamente 4 %.

Isso acontece devido ao efeito termogênico que o chá possui, capaz de acelerar o metabolismo. É importante frisar que sozinho o chá não faz milagres. Para uma perda de peso efetiva é importante que o hábito de tomar chá esteja associado a outros fatores como mudança no estilo de vida e nos hábitos alimentares. Ele é apenas um cofator no processo de emagrecimento.

O chá verde também possui alcalóides como a cafeína e a teobromina, que tem efeito estimulante. A cafeína é no chá absorvida mais lentamente do que a do café, dando um efeito tonificante mais duradouro.

Por essa razão é contra-indicado para algumas pessoas, como as que:
- Tem problemas no estômago, como gastrite;
- Sofre de problemas cardiovasculares e renais (só com permissão médica);
- Tem disfunções na tireóide;
- Sofre com insônia ou muita ansiedade;
- Faz uso de anticoagulantes;
- Está grávida ou amamentando;
- Toma medicamentos com ferro, atropina, codeína, teofilina, aminofilina e haloperidol. O chá pode afetar a absorção das substâncias.

Para se obter uma quantidade adequada de polifenóis, deve-se tomar uns 4 copos de chá verde por dia ou então 100 mg do extrato em cápsulas.

Em cápsulas:
O chá verde em cápsulas adiciona a eficiência da erva com o conforto da medicação comercial. 
A composição das cápsulas tem que ser verificada em cada produto adquirido, ou se for feita em manipulação, o próprio médico ou nutricionista especificará a dosagem.
Desde que não cause efeitos colaterais, é uma boa opção para quem quer usar o chá verde sem ter o trabalho de fazer e guardar. 

Só não há como garantir que o efeito será tão benéfico quanto a própria erva. 
A industrialização pode remover ou desativar algumas substâncias e propriedades durante os processos químicos de higienização e conservação, prejudicando o seu funcionamento. Por isso, a importância de se manipular em um local seguro.
 

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