segunda-feira, 2 de maio de 2011

Côco: da água à carne, um milhão de benefícios!

O que é, o que é?
Nutritivo, gostoso, barato, faz bem e todo mundo gosta.
É de comer, mas também se bebe, e como!
Serve a doces e salgados, tanto verde quanto maduro.
Tem gordura, mas não faz mal.
É cheio e vazio ao mesmo tempo.
Vem de uma palmeira linda, que dá sombra e inspira canções.
Suas folhas fazem um barulhinho gostoso ao vento e brilham muito ao luar...
Pois é... O coco!

Água e raspas
Coco é bom de qualquer jeito.
A água do coco verde é nutritiva e refrescante, com fama de dissolver cálculos renais.
Sua polpa, quando começa a se formar, se come de colher.
Quando já maduro, a polpa grossa é que interessa, para comer aos pedaços quando der vontade.

Vale ralar o coco e misturar na salada, no arroz já cozido, no mingau, no peixe.
Quer encantar as crianças?
Corte banana madura em rodelas e passe no coco ralado, para pegar com palitos.


Gordura do bem
Mas a gordura do coco não é saturada?, perguntarão os mais atentos.
É. Só que, diferentemente da gordura saturada das carnes, por exemplo, a do coco se compõe de ácidos graxos de cadeia média, considerados benéficos porque não são armazenados nas células – vão direto para o fígado e viram energia.
Além disso, gordura de coco não contém ácidos graxos trans, muito comuns em óleos vegetais, que aumentam o mau colesterol, e é rico em ácido láurico, elemento antimicrobiano que o leite materno produz para assegurar a imunidade do bebê às infecções. Daí já existirem dietas de emagrecimento e cura à base de coco.
O que é ótimo, também, porque parasitas intestinais detestam o côco.


Bom para tudo
O óleo de coco, quando extraído a frio, é escandalosamente bom para saúde.
Comê-lo ajuda a perder peso, aumentar a imunidade, controlar a diabete, acelerar o metabolismo, reduzir problemas de tireóide, combater infecções por protozoários, bactérias, vírus e fungos (inclusive giárdia, hepatite C, herpes e candidíase).
Estimula a digestão e a absorção de nutrientes, nutre a pele, evita rugas, reduz o colesterol e os riscos de doenças cardíacas, câncer e obesidade.
É antiinflamatório, beneficia os intestinos e triplica a energia física com menos calorias que as gorduras convencionais. 


Onde encontrar
É possível encontrar a gordura de côco em lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados (em sp). Alguns sites fazem até entrega em casa.

Como usar
A gordura de côco ser usada em diferentes receitas, em vitaminas ou suco de frutas ou até mesmo como uma manteiga em torradas.

Adaptado de: http://www.correcotia.com.br/mulheres/sodacoco.htm

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