sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hidropônico X Orgânico - qual a diferença?

Com a atual variedade de produtos nos supermercados, fica difícil para o consumidor não se confundir entre tantos nomes: natural, hidropônico, processado, orgânico... A seguir, veremos com mais detalhes cada uma dessas denominações.
Natural: Em princípio, vale lembrar de que toda verdura, fruta ou legume é natural, já que o homem pode apenas reproduzir plantas a partir de sementes ou outras partes de plantas, multiplicando-as através da agricultura. Ou seja, independentemente do sistema em que foram produzidos (convencional ou orgânico), do grau de contaminação ou da qualidade nutricional que apresentem, qualquer verdura, legume ou fruta é natural. Portanto, a palavra "natural" indicada nas embalagens não significa que o produto esteja isento de agrotóxicos e outras substâncias que trazem riscos para a saúde humana.
Processado: Os produtos lavados, cortados e embalados, usados para facilitar a vida da dona de casa, continuam sendo verduras e legumes convencionais, ou seja, que receberam agrotóxicos e adubos químicos; apenas já foram selecionados pela indústria. Atualmente, é possível encontrar produtos higienizados e processados que foram produzidos no sistema orgânico e que por isso, não contêm agrotóxicos nem qualquer outro produto potencialmente tóxico. Para encontrá-los, basta verificar na embalagem a palavra "orgânico" juntamente com o selo de uma instituição certificadora. Desta forma, o consumidor terá a certeza de que os produtos processados seguiram, de fato, todas as normas de produção que geram alimentos saudáveis, como são os orgânicos.
Hidropônico: O hidropônico é um alimento produzido sem a presença do solo e sempre em ambiente protegido, ou seja, em estufa. Cultivado sobre suportes artificiais, em água, recebe soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças.
Orgânico: O produto orgânico, ao trazer este nome na embalagem juntamente com o selo de uma Instituição Certificadora, demonstra a quem o compra muito mais que um alimento isento de substâncias nocivas à saúde. Ao ser gerado dentro de um sistema produtivo que preservou o ambiente natural, o produto orgânico contribui para a melhor qualidade de vida não de um consumidor isolado, mas de toda a sociedade.

 
Resumindo!!!
A única vantagem de um vegetal hidropônico é que ele é geralmente mais bonito e colorido do que outros, pois é menos afetado por pragas e alterações climáticas, uma vez que é feito em uma produção controlada e solo artificial.
Que fique claro portanto: hidropônicos recebem agrotóxicos e fertilizantes químicos, enquanto os orgânicos não recebem agrotóxicos e os fertilizantes usados são minerais!

4 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Sem informação correta acabamos indo na onda do consumismo cego induzido e não instruído. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olha, infeliz seu comentário sobre os produtos hidropônicos. Se são mais bonitos e coloridos é porque são melhor nutridos(você é nutricionista, sabe mais que ninguém disto). Ora, as plantas absorvem nutrientes em seu estado químico (todas elas). Já estou cansado dessa balela de que hidropônico "tem química". Tanto hidropônicos, quanto orgânico e "convencionais" consomem moleculas de nutrientes em seu estado químico (ou mineral, se preferir). Que fique bem claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thyberio, acho que vc não foi claro no seu argumento. "Se são mais bonitos é pq são melhor nutridos"? Não necessariamente, já que a boa cor e aparência dos vegetais são geralmente resultado do uso de pesticidas que evitam a decomposição precoce desses alimentos. Estou aberta à criticas e colocações construtivas, ainda mais qdo falamos em saúde, onde todos têm a ganhar, desde que essas tenham fundamento.

      Excluir
  3. Opa, mas pesticidas não dão de comer às plantas!! Eles são usados para manter a planta livre dos ataques de pragas (quando são usados). Se estão bonitos e coloridos é porque foram bem nutridos, sim. Na hidroponia seu uso é muito reduzido. Produzo rúcula e alface americana em hidroponia e uso iscas mecânicas e óleo de nim e de macela. E só! Uma planta bem nutrida se defende bem. É preciso cautela pra falar da hidroponia, pois muitas pessoas têm ideia distorcida sobre ela. E olha, comer orgânico e achar que está comendo a oitava maravilha do mundo é mera ilusão. A quantidade de bactérias envolvidas nesses compostos orgânicos não dá nem pra mensurar e não dá pra ter certeza se são todas "do bem". Lembra do episódio dos pepinos na Alemanha? Prova de que qualquer falta de cuidados na agricultura orgânica pode sim, ser prejudicial à saúde.

    ResponderExcluir

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!