segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por que a aveia é tão especial?

A aveia é aquele tipo de alimento que todo mundo sabe que faz bem mas acaba não comendo com tanta frequência.
Ela está sempre presente em toda e qualquer lista que cite os melhores alimentos para o nosso organismo... e não é à toa!
A aveia é rica em fibra solúvel, mais precisamente a beta glucana, um tipo de fibra que ajuda a regular várias coisinhas que estão em desequilíbrio  no nosso sangue.
Ela tem, por exemplo, o poder de diminuir a absorção de gordura e açúcar, o que favorece doenças como hipercolesterolemia, hipertensão e diabetes.
E, por essa mesma função, dá um empurrãozinho extra na perda de peso.

Uma outra característica desse tipo de fibra é que ela faz com que o bolo alimentar fique por mais tempo no trato digestivo o que nos mantém saciados por um período maior.
É, portanto, um controlador natural do apetite.
Mais um empurrãozinho na perda de peso.

Mas a aveia também é rica também em fibra insolúvel que, além de ter um importante papel na diminuição dos índices de câncer, é responsável pelo aumento do volume do bolo fecal, o que acelera o funcionamento intestinal.
Não preciso nem dizer que intestino em dia é fundamental para um organismo saudável e, novamente, uma perda de peso satisfatória.

Além de tudo isso, a aveia é rica em proteínas (e muita gente lembra da aveia só como uma fonte de carboidratos), ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas E e silício (um mineral essencial para diminuição de rugas e celulite!).

O ideal é um consumo diário de 20 a 30 g de farelo de aveia, o que dá em torno de 1 a 2 col. de sopa. Pode ser usada em frutas, iogurtes, feijão, panquecas, bolos, tortas e sucos.

Que tal ter como desafio dessa semana comer mais aveia?
Depois você me conta como foi ;)

4 comentários:

  1. Oi Fernanda...otimo post sobre aveia! Eu moro em NY e adicionei oatmeal no meu cardapio pelo menos 2 vezes por semana e nao consigo viver sem!! Misturo com nozes e bluberry e e um cafe da manha perfeito!
    Sou amiga da Lu Musa e adorei que ela adicionou seu blog nos 'conselhos de mae'

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  2. Que delícia Fernanda, o oatmeal americano é incomparável. Mas o bom mesmo é fazer em casa porque na rua pode ter muitos "acrescimos" que vão somando calorias extras. Mas que é gostoso é rsss. Bjs pra vc!

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  3. Li seu post e adicionei a aveia hoje mesmo no suco, ótima dica indicar a quantidade (eu sempre exagerava, ;D ). Agora vai ser diário, aveia na veia. :DD Com mel e banana é uma boa pedida para o café da manhã?

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  4. tomo 3 colheres de aveia com uma banana e 300ml de leite pela manha e a tarde, conforme li acima o ideal seria 1 a 2 colheres, o excesso pode causar algum mal????

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