domingo, 10 de julho de 2011

5 alimentos para afiar a memória

Trabalho, casa, academia, viagens, prazos... com a vida cheia de compromissos que temos hoje em dia, é comum a memória dar uma pane de vez em quando.
Mas alguns alimentos e nutrientes dão uma ajudinha extra para que isso não aconteça.


Veja os principais.


Peixes de água fria como salmão, truta e atum- São ricos em ômega 3, nutriente que acelera as sinapses (troca de informações entre as células do cérebro);

Castanhas, abacate e óleos vegetais – Ricos em minerais como zinco, magnésio, cromo e selênio que atuam otimizando as funções cerebrais, e vitamina E que protege os neurônios da oxidação;

Frutas frescas- Cheias de vitaminas antioxidantes e bioflavonóides, protegem o organismo da ação envelhecedora dos radicais livres;


Cereais integrais – Arroz, pão integral e tubérculos como inhame e batata doce fazem parte do grupo dos carboidratos complexos, um combustível cerebral indispensável;


Ovo (de preferência caipira ou orgânico) – Melhor fonte de colina, nutriente essencial para memória já que participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Seu consumo é imprescindível na gestação, já que participa na formação cerebral saudável do bebê.

Além desses alimentos há um nutriente chamado fosfatildiserina que além se importante para a saúde cerebral, tem um papel também de redução de cortisol, o hormônio do stress, o que pode resultar inclusive em perda de peso. Mas ele deve ser suplementado com a orientação de um profissional nutricionista.

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