sexta-feira, 9 de setembro de 2011

5 alimentos que não parecem mas são ricos em açúcar!

O consumo excessivo de açúcar tem sido apontado como uma dos maiores fatores de causa de obesidade e doenças como câncer e diabetes, por exemplo.
É impossível fugir dele em alguns momentos, mas em outros, acabamos consumindo sem mesmo saber.
Veja abaixo exemplos de 5 alimentos que são ricos em açúcar e você talvez não saiba!


 1.    Barras de cereal

Elas que estão sempre associadas a uma vida saudável podem ser tão nutritivas quanto um biscoito recheado, acredite se quiser.
Cheias de açúcar de todos os tipos (em forma de xarope, invertido, açúcar simples, glucose), muitas vezes cheios de gordura hidrogenada e carboidratos com alto índice glicêmico, devem ser consumidas com muita cautela e selecionando bem as marcas.
SEMRE leia os ingredientes da barrinha que você escolher e opte pelas que são adoçadas com mel ou frutas secas e de preferência que tenham castanhas ou cereais como aveia e quinua no topo da lista dos ingredientes.

2.    Sucrillhos, muslie e granolas

Muitos desses alimentos, mesmo os integrais e cheios de fibras, são freqüentemente cheios de açúcar. Procure produtos mais equilibrados, que tenham menos ou nenhum açúcar ou faça em casa sua mistura de cereais com aveia, quinua, granola, amaranto, castanhas e frutas secas.

3.    Ketchup

Uma colher de sopa de ketchup chega a ter até uma colher de sopa de açúcar.
Lembre-se que a lista de ingredientes está sempre do maior para o menor.

4.    Iogurtes

Mesmos as versões “light” ou 0% podem ter, além de adoçantes, açúcar na sua composição. O ideal é optar pelos não adoçados, assim você acrescenta o “adoçante” de sua preferência. Boas opções: geléia natural, mel, xarope de agave, adoçante natural stévia, açúcar mascavo e demerara.

    5. Conserva de pepino

Aquela conservinha deliciosa do restaurante japonês é, em geral, cheia de açúcar, portanto cuidado para não exagerar!

2 comentários:

Seu comentário, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!