segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Semana da limpeza: Detox para a virada do ano!



É esperado que no fim de ano os exageros sejam comuns, afinal, com tantos compromissos sociais envolvendo comida e bebida, fica difícil resistir.
E não é só no Natal e Reveillon... os dias que atecedem essas datas especiais são cheios de encontros, jantares e celebrações, afinal de contas mais um ano se passou, e sempre há motivos para celebrar.
Mas, para que não virar o ano com a sensação de mal estar, de peso extra, a solução é aproveitar esses dias de intervalo entre o Natal e Reveillon para dar uma caprichada no cuidado com a alimentação, para que, dessa forma, haja um equilíbrio e o organismo não fique sobrecarregado com os excessos.

Mas como fazer isso?

Veja algumas dicas  para colocar em prática essa semana e conseguir esse equilíbrio:
- Aumente consideravelmente o consumo de frutas, no café da manhã e lanches, elas são ricas em compostos bioquímicos que nutrem e favorecem a desintoxicação;
- Sucos naturais também são bem vindos. Procure incluir um vegetal como couve, espinafre, salsão ou pepino e não use açúcar para adoçar;
- Pelos mesmos motivos nutritivos das frutas, aumente o consumo de legumes e verduras, de preferência crus. Além de limparem o corpo, aumentam a saciedade, ajudando assim no controle do peso;
- Diminua o consumo de trigo. Substitua o pão por cereais: aveia, quinua, linhaça, chia- são muito mais nutritivas. Troque o macarrão normal pelo macarrão de arroz;
- Evite o consumo excessivo de cafeína. Uma xícara de café ao dia, pela manhã ou até as 17hs é o suficiente essa semana;
- Corte frituras, açúcar, arroz ou farinha branca, embutidos como presunto ou peito de peru;
- Evite o sal e a bebida alcóolica ao máximo;
- Diminua o consumo de carne vermelha para 1 x na semana, nos outros dias prefira as carnes brancas;
- Faça algumas refeições vegetarianas, sem proteína animal. Ex. arroz integral + feijão + legumes + salada crua;
- Tome muita água, o dobro do que toma normalmente, tentando atingir 3 litros ao dia;
- Evite o consumo de qualquer alimento industrializado, de pacote, preferindo os alimentos in natura;
- Faça a ultima refeição 3 horas antes de ir dormir.

Desejo que você vire o ano sentindo-se bem e com planos de melhorar ainda mais a sua saúde no ano que entra. E que as informações do blog possam te ajudar nesse propósito :)

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