segunda-feira, 23 de abril de 2012

A sua dieta resiste ao final de semana?

A fartura do cardápio, os eventos sociais e a preguiça podem emperrar o emagrecimento.
Erro 1: Pular o café da manhã e chegar faminto ao almoço.
Mesmo que voce acorde tarde, o ideal é fazer pelo menos um lanchinho leve, para evitar de chegar a mesa com um apetite de leão. Boas opções: banana com mel e aveia, torrada com geléia e café, vitamina de frutas com linhaça ou iogurte com fruta e granola.

Erro 2: Fazer uma dieta muito restritiva durante a semana.
É o famoso “feitiço contra o feiticeiro”. Voce restringe muitos alimentos de segunda a sexta, especialmente carboidratos e chega na sexta feira sonhando com um prato de massa ou um doce. Melhor é comer um pouquinho mais, incluindo os alimentos que gosta na dieta, mas em quantidades adequadas e fazendo melhores escolhas. Assim evita-se que os dias de folga tornem-se motivo para suprir todas as fissuras suprimidas durante a semana.


 
Erro 3: Exagerar no alcool todos os dias.
É natural que no fim de semana o consume de alcol aumente, uma vez que os eventos sociais também aumentam. Mas isso não deve significar bebida alcóolica de sexta a domingo, do contrário não há dieta e nem fígado que aguente!

Erro 4: Não chegar nem perto de frutas, verduras e legumes.
Devemos lembrar e ter a disciplina de comer frutas e saladas também durante o fim de semana, afinal de contas esses dois dias representam quase 30% da nossa semana. Inclua frutas nos lanches e café da manhã e inicie as refeições principais com saladas, mesmo que a escolha de pratos seja mais gordurosa.

Erro 5: Aproveitar a ida em restaurantes e eventos sociais para fazer péssimas escolhas.
Escolher os pratos mais pesados, cremosos e sobremesas, afinal de contas, é final de semana, não é um bom pensamento. Quando buscamos um corpo e saúde em equilibrio, devemos ter a consciência de que as boas escolhas devem ser para o resto da vida. Isso não significa nunca mais comer aquele prato predileto super gorduroso, mas entender que se comê-lo todo fim de semana o tão desejado equilibrio ficará cada vez mais distante.

Erro 6: Passar o fim de semana inteiro na horizontal.
Claro que no fim de semana queremos descansar, mas isso não necessiariamente significa 100% de sedentarismo.
A atividade física pode vir como um lazer… uma caminhada ou volta de bicicleta pode queimar calorias e ainda divertir.

 
Erro 7: Ficar horas sem se alimentar.
No fim de semana é comum perdermos a discliplina, até porque os horários mudam bastante da nossa rotina normal. E como as refeições principais nesses dias é geralmente mais pesada, é comum passar horas sem se alimentar, exagerando novamente no jantar. Para evitar que isso aconteça e o metabolismo desacelere, faça lanchinhos a cada 3 ou 4 horas.


Erro 8: Sair de casa para festas ou eventos de estômago vazio.
O ideal é fazer um lanchinho mais saudável em casa, para evitar o exagero tanto de comida quanto de bebida alcoólica, que é absorvida muito mais rápido num estômago vazio.


Erro 9: Beliscar sem parar em churrascos.
Infelizmente os beliscos do churrasco são os mais gordurosos possíveis: linguiça, picanha, pão de alho…
E na fome, a tendência é exagerar sem perçeber. O ideal é segurar o exagero nessas gostosuras gordurosas e fazer logo um prato que equilibre salada, carboidrato (como arroz, farofa ou pão) e proteína (carne sem gordura, frango sem pele). O mesmo serve para bares e botecos- melhor pedir logo um prato leve do que ficar nos beliscos.

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