sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nutrição e gravidez - uma combinação fundamental


Comentei por aqui que estou grávida?

Estou sim! A espera da minha segunda filha, Antônia, e já com 29 semanas de gestação (o tempo voa!).

Por essa razão, vou iniciar por aqui alguns posts no assunto. Até porque sei bem o quanto essa fase gera dúvidas.... O que comer para que o bebê tenha os melhores nutrientes disponíveis? Como controlar o enjoo, azia? Como controlar os níveis de glicose no sangue?  E a anemia, tão comum nessa fase? Como se nutrir sem ganhar peso excessivo?

Enfim, as dúvidas são muitas, especialmente na primeira gravidez.

Bom, nem preciso falar o quanto esse momento é lindo, cheios de questionamentos e inseguranças sim, mas uma fase também de muita felicidade e expectativa, aonde queremos dar o nosso melhor pensando em nosso filho.

Acredito que, antes de tudo, devemos entrar em contato com nosso corpo.
Esse é o melhor momento para ouvi-lo, já que a sensibilidade e intuição aumentam, e o organismo pede respeito.
É como se você soubesse o que é melhor para você, basta parar e prestar atenção.
Por isso, se anda correndo muito, pare um pouquinho e faça as coisas com mais calma.
Gravidez é lentidão, por isso mesmo ficamos mais esquecidas e cansadas!

Manter uma atividade física é sempre bem vindo, mas sem cobranças, sem pressão. Escolha atividades prazerosas e faça-as de forma leve.

Uma alimentação variada é extremamente importante, pois é a matéria prima para a formação do bebê.
Além disso, comer de forma equilibrada evita um ganho excessivo de peso.

O mal estar comum dos primeiros 3 meses pode prejudicar as boas escolhas alimentares. É comum uma infantilização do paladar onde você tem vontade de comer pratos infantis como macarrão, misto quente (muito carboidrato)... nem sempre as melhores opções!

Procure sempre incluir um alimento de cada grupo em seu prato- legumes e verduras, um carboidrato integral, uma proteína magra e uma fonte de gordura saudável como o azeite de oliva.

Se não conseguir comer saladas no início, relaxe. Procure compensar comendo vegetais cozidos ou sopa de legumes e logo isso vai passar.

Comer a cada 3 horas nunca foi tão importante.
Nutre, evita o aumento do apetite e o enjoo.
Opte por lanchinhos saudáveis como frutas, castanhas, barrinhas nutritivas, biscoitos integrais e sanduiches naturais.

Tomar muita água também é fundamental- hidrata você e o bebê.

Bom, esse é o primeiro de uma série de posts nesse assunto.
Pretendo falar sobre assuntos como ganho de peso na gestação, alguns probleminhas comuns da fase, alimentos indicados e contra indicados, tipos de parto e suplementos.
Qualquer sugestão é bem vinda!

Beijos e, caso você também esteja esperando, parabéns :)

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